
“Um conhecimento não é nada se ele não se transforma em algo que nos modifique. Assim, ao contrário do que se crê, o conhecimento nunca é senão um meio, não um objetivo; e o objetivo é descobrir por meio dele uma das potências de nossa vida secreta”.
Louis Lavelle, Regras da vida cotidiana
Processos criativos não são exclusividade das artes.
Eles fazem parte de todas as áreas que demandam soluções especiais, trabalho personalizado, inteligente e significativo.
Quem busca sair do automático, fazer um trabalho com a sua assinatura, com excelência, e profundamente significativo, já é um artista em sua área de atuação.
É certo que cada área, cada linguagem, tem suas particularidades Mas também é certo que há uma grande convergência de estratégias criativas entre áreas muito diferentes entre si, assim como também é certo que as diferenças podem ser muito instrutivas, de modo que você pode aprender muito com exemplos e modelos fora do seu circuito de especialidade.
Por isso, a Mentoria LC em Processo Criativo atende pessoas de diversas áreas de atuação, e alcança diferentes camadas do desenvolvimento pessoal.
No vídeo, explico o que é uma mentoria em processo criativo.

Os Três Circuitos da Mentoria L.C.
Podemos dividir nosso interesse em três grandes focos de atenção. Estes são pontos de partidas para traçarmos o seu objetivo particular na mentoria, mas, ao longo do trabalho eles tende a se mesclar:
1. O mapa da vocação pessoal
A base do processo criativo é uma espécie de ajuste biográfico, um arranjo da nossa vida para entender o que desejamos e como vamos em busca disso. Neste eixo trabalhamos prioritariamente aquela frase comum, que eu levo muito a sério: “o que eu quero ser quando crescer”. Levo tão a sério que sei, por experiência, que ela não é um problema apenas da juventude.
2. Caminho da excelência
Para quem, digamos, já descobriu sua vocação, já está atuando dentro daquilo que deseja, identificado com sua área, mas está patinando ou sentido-se dentro da média, e quer buscar a excelência. Nesse circuito vamos focar naquilo que o pesquisador Anders Ericsson chamou de trabalho vertical e desenvolver suas habilidades, potencializar os seus talentos. Vamos cortar os desperdícios de tempo, de energia, de esforço, alcançando certa ordenação interior e exterior para te fortalecer em busca das realizações desejadas.
3. Projetos específicos
Para quem quer realizar um projeto específico mas precisa de apoio e orientação. Este projeto pode ser, por exemplo, escrever e publicar um livro, realizar uma exposição, concluir uma obra em qualquer área, desenvolver uma pesquisa específica, investigar uma linguagem nova. Nós vamos partir do que você tem e estruturar os processos necessários para a confecção final do projeto que você almeja realizar.
Esses três fios, fazem parte de um mesmo tecido. Ao longo da mentoria, você verá como estão relacionados e como escolher um deles no início é só uma questão de ênfase nas suas circunstâncias atuais.
Como funciona a mentoria?
A mentoria pode ser individual ou em pequenos grupos de interesse relativamente comum.
A base da mentoria é a nossa conversa, que deriva depois em outras atividades para as quais vou te orientar conforme as circunstâncias.
Por isso, lembre-se, seu papel aqui não é passivo, como o daquele aluno de escola que fica esperando o dia da matéria nova. A matéria nova da mentoria é você!
Aliás, nada aqui é como na escola. Não temos provas, não temos notas, não temos nem mesmo um critério certo de certo e errado, mas do que funciona ou não, do que é bom ou não em cada caso.
Duas coisas são muito importantes para o sucesso da mentoria: a sua vontade de melhorar e o fato de que você não terá em mim um juiz, mas um orientador amigo, dedicado ao seu crescimento pessoal.
Na prática, funciona assim:
Duração:
3 meses.
Encontros:
Sessões online quinzenais de aproximadamente 1h cada.
Acompanhamento:
Canal direto comigo (e-mail ou outro a ser definido).
O processo da mentoria
Etapa 1:
Diagnóstico e definição dos objetivos
Mapeamos onde você está e para onde deseja ir. Definimos juntos as direções e estratégias mais adequadas ao seu caso.
Etapa 2:
Acompanhamento
Nos encontros e nas atividades entre eles, vamos trabalhar seu processo criativo, ajustar caminhos e estruturar avanços concretos.
Etapa 3:
Conclusão e avaliação dos resultados
Finalizamos com uma análise do percurso, identificamos aprendizados e traçamos orientações específicas para que você siga desenvolvendo sua trajetória criativa com autonomia